quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bandas Independentes encontram lugar na Internet

Não é de hoje que as conhecidas "bandas de garagem" disponibilizam EP's para download do público na Internet. Isso vem acontecendo desde que sites como o Trama Virtual surgiram, fazendo com que qualquer pessoa possa criar uma conta como artista e disponibilizar conteúdo musical na rede.
Mas hoje, com a Internet sendo uma das - se não a - mídia mais expansiva, a maioria das bandas independentes (bandas que não tem selo com qualquer gravadora e portanto não possuem patrocínio) criam blogs, sites, com conteúdo totalmente gratuito.
Sites como MySpace, que passou de apenas um blog convencional para um portfólio musical de artistas, vem crescendo cada vez mais com o surgimento de bandas que optam por distribuir conteúdo "free" para assim gerar um público maior e quem sabe, uma gravadora.



Com 15 anos na estrada, a banda Dance Of Days é totalmente independente, mas o vocalista Nenê Altro justifica: "Hoje em dia ser independente é diferente de ser independente a 10 anos, quando era impossível manter uma estrutura por si só. Eu acho a cena independente um caminho, e bem acessível, mas eu não carrego bandeiras e, não acredito que seja o único caminho."



Nessa mesma cena, essa semana a banda paulista Rancore lançou o 3º cd da carreira de quase 10 anos, intitulado Seiva - o primeiro foi o "Yoga, Stress e Cafeína" e o segundo "Liberta" - e o albúm já está disponível para download, e quem quiser, no site da própria banda há um espaço para comprar "combos" promocionais; como vinís, camisetas, canecas e derivados.

O movimento independente tem tudo para crescer ainda mais, com a integração das mídias, fazendo com que a música chegue em qualquer lugar do mundo. E pra quem quiser saber mais sobre as bandas citadas ou até mesmo conhecer outras, acessem os links abaixo:

Download do CD Seiva (Rancore) Clique Aqui
Download de toda discrografia do Dance Of Days Clique Aqui
Manifesto da Discórdia - "Construindo uma Nova Cena Independente" Leia


Post por Stefanny Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário